tipos de solda
A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) o mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas. Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material. Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação. A soldagem não ocorre tão facilmente pois a aproximação das superfícies a distâncias suficientes para a criação de ligações químicas entre os seus átomos é dificultada pela rugosidade microscópica e camadas de óxido, umidade, gordura, poeira e outros contaminantes existentes em toda superfície metálica.
APLICAÇÕES
RECUPERAÇÃO POR SOLDAGEM
Os trabalhos de Recuperação por Soldagem, tem por finalidade recuperar componentes e equipamentos que sofreram desgaste ou trincas por esforços excessivos, ou por fadiga, visando baixar os custos em até 70% e garantindo a qualidade dos equipamentos.
Manutenção de máquinas ou seus componentes: deve-se levar em consideração as solicitações mecânicas atuantes, pois os desgastes, as deformações e mesmo as trincas podem ser causadas por elas.
Recuperação de peças: (Engrenagens / Pinhões, Eixos e outros) que possuem movimentos, deve-se levar em consideração dois aspectos: a resistência estática e as condições dinâmicas do conjunto.
Ex: solda em cabeçote de moto.
FABRICAÇÃO
A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasos de pressão, etc.). Atualmente a soldagem é utilizada também em plásticos e vidros. É muito usada em diversas áreas: construção naval, civil, ferroviária, indústria aeronáutica, automobilística e indústria metalúrgica.
Componentes eletrônicos