Tipos de Plataforma, Pré-Sal
Seguindo o ritmo das descobertas do pré-sal, a encomenda de novas plataformas não para, a Petrobras contratará até 28 novas sondas de perfuração, a serem construídas no Brasil, para exploração em águas ultra profundas, incluindo justamente os campos localizados do pré-sal. Está prevista a contratação de um lote mínimo de nove sondas. Desse primeiro lote, sete unidades serão do tipo navio, que utilizarão projeto consolidado e de amplo domínio no mercado mundial. As outras duas unidades poderão ser tanto do tipo navio quanto plataforma semissubmersível.
As plataformas ou unidades de perfuração submarina são de três tipos: autoelevatória, semisubmersível e navios sonda. Estes três tipos de unidades de perfuração têm, em comum, além das utilidades (alojamentos, refeitório, geradores, laboratório, heliporto e outros) a sonda de perfuração que fica no centro da plataforma.
Na atividade de produção de petróleo no mar são utilizados quatro tipos principais de plataformas: fixas, semisubmersíveis, FPSP (sigla em inglês de navio plataforma que produz, processa, armazena e escoa petróleo e gás natural) e plataformas de pernas atirantadas (tension leg plataform –TLP).
(http://www.metalica.com.br/o-incrivel-mundo-das-plataformas-de-petroleo)
Primeiro óleo extraído da camada pré-sal
Navio plataforma FPSO JK (P-34) extrai primeiro óleo da camada pré-sal, no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral Sul do Espírito Santo. em 2 de setembro de 2008. Acervo: Banco de Imagens da Petrobras (BIP) / Foto de Bruno Veiga
(http://memoria.petrobras.com.br/acervo/primeiro-oleo-extraido-da-camada-pre-sal#.UmfH0XCko74)
Malefícios, Benefícios e Relação com o Meio Ambiente
Alguns obstáculos enfrentados para a extração deste petróleo:
* A profundidade em que ele se encontra: profundidades que superam mais de 7 mil metros. Este petróleo está debaixo de dois quilômetros de água, mais dois quilômetros de rocha e, por fim, outros dois quilômetros de crosta de