Tipos de instituições sociais
Os costumes e formas de agir seguindo e obedecendo a regras, também unidos e relacionados entre si e através de uma organização são conhecidos como instituição. Sendo suas instituições mais significativas as familiares, econômicas, políticas ou governamentais e religiosas.
O primeiro núcleo de controle é a família, sendo então o marco inicial para o surgimento de outras instituições e originando outros modelos institucionais em razão do seu crescimento.
O núcleo familiar tem funções procriativas, educativas e econômicas, sendo o papel procriativo responsável por expandir e garantir o equilíbrio emocional, a função econômica como uma garantia da função anterior e a interação com outros membros e grupos. Por sua vez, a função econômica, garante a sobrevivência dos membros familiares.
A mudança e o crescimento da sociedade criaram a necessidade de preparar profissionalmente seus membros, surgindo então a instituição escolar, que tem também um papel socializador.
As instituições econômicas têm como fundamentos básicos a troca e a propriedade, sendo que a troca se baseia principalmente nos acordos da compra e venda, e a propriedade é caracterizada pela distribuição, estabelecido pelo pela baixa quantidade dos bens de produção e consumo. Como são baseadas na auto-preservação,
Outra forma de instituição é o Estado, sendo particularmente a instituição máxima, sendo o detentor do poder, objetivando a ordem, justiça, utilizando elementos como nação, território e governo.
A nação é conglomerado de indivíduos com interesses em comum, sejam eles históricos ou culturais, o território é a delimitação geográfica alcançada pelo Estado, por sua vez, governo é são os órgão administrativo que ditam as leis e as regras e promovem a execução