Tipologia das organizações
Não existem duas organizações iguais. Elas são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Contudo, existem características que permitem classificá-las em classes ou tipos. As classificações ou taxonomias - denominadas tipologias das organizações - permitem uma análise comparativa das organizações através de uma característica comum ou de uma variável relevante.
Para a análise comparativa das organizações, os estruturalistas criam tipologias de organizações para classificá-las de acordo com características distintivas.
Tipologia de Etzioni
Segundo Etzioni, as organizações possuem as seguintes características:
• Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidades: de acordo com um plano intencional para a realização de objetivos específicos.
• Centros de poder: controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para seus objetivos.
• Substituição do pessoal: as pessoas são admitidas, promovidas, demitidas ou substituídas por outras.
Para Etzioni, os meios de controle utilizados pela organização podem ser classificados em três categorias:
1. Controle físico. É o controle baseado na aplicação de meios físicos ou de sanções ou ameaças físicas. As pessoas obedecem através de ameaças de sanções físicas, coação, imposição, força e medo das conseqüências. A motivação é negativa e baseia-se em punições. É o poder coercitivo.
2. Controle material. É o controle baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. As pessoas obedecem com base no interesse, na vantagem desejada e nos incentivos econômicos.
3. Controle normativo. É o controle baseado em símbolos puros ou em valores sociais. As pessoas buscam símbolos normativos (como prestígio e estima) e sociais (como amor e aceitação). É o controle moral e ético, e baseia-se na convicção, na fé, na crença e na ideologia.
Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência em função do interesse em obedecer ao controle.