Tigres asiáticos
· [->0]Hong Kong[->1];
Coreia do Sul[->2];
Singapura[->3];
Taiwan[->4].
Estes países apresentam em comum o fato de terem obtido um rápido crescimento econômico e desenvolvimento industrial e tecnológico. E o termo "tigre" relacionado com a forma agressiva e rápida que atuaram na economia entre as décadas de 1960 e 1990,conseqüência da presença de mão-de-obra barata ,disciplinada e pouco protegida por leis trabalhistas ,além de legislação fiscal favorável ao investidor estrangeiro.
Economia
Os Tigres asiáticos alcançaram o desenvolvimento com um modelo econômico exportador;
Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança freqüente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário. Além disso, destaca-se a prática de incentivos fiscais a multinacionais.
Como os "Tigres" eram relativamente pobres durante a década de 1960[->5], tinham abundância de mão-de-obra[->6] barata.
Eles promoveram a igualdade na forma de reforma agrária[->7], para promover o direito de propriedade e para assegurar que os trabalhadores rurais não se prejudicassem. Também foram implantadas políticas[->8] de subsídios[->9] à agricultura[->10].
Fatores do desenvolvimento
Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:
· Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte-americano[->11] e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo[->12] contra o socialismo[->13], na época da Guerra Fria[->14];
· Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas[->15] - as férias[->16] são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência