texto
17 de Setembro de 2013
Ana Carolina, Cristina Grisi, José Roberto, Luan de Souza, Rebeca Lima e Renata Gonçalves.
RESISTÊNCIA MUSCULAR
CONCEITO
É a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por um período de tempo suficiente para causar a fadiga muscular ou manter estaticamente uma percentagem especifica de contração voluntária muscular (CMV) por um período de tempo prolongado. Ou seja, é o tempo máximo que um individuo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício. Podemos definir também como a capacidade de manter a atividade contrátil do músculo.
Força de resistência pode ser atingida por ambas as contrações, sustentadas (estática) e repetidas (dinâmica), realizando também, atividades aeróbicas e anaeróbicas. Um programa de exercícios com pesos é o caminho mais eficiente para obter capacidade muscular.
Vamos citar, a seguir, algumas conceituações de resistência segundo alguns autores: “Capacidade que o corpo possui para suportar uma atividade prolongada” (Morehouse). “Capacidade para manter um esforço prolongado, sem diminuição apreciável da performance” (Langlade). “Qualidade que permite suportar a fadiga permitindo continuar um trabalho orgânico” (Thies). “Qualidade que permite manter durante o maior tempo possível esforços muitos intensos” (Fauconier). “Qualidade essencialmente física que possibilita continuar um esforço sem grande débito de oxigênio” (Thomas).
Tipos de Resistência
• Aeróbica (Dinâmica e Estática)
• Anaeróbica (Dinâmica)
• Muscular (Aeróbica, Anaeróbica e Localizada)
Resistência Aeróbica
A resistência "pura", como capacidade de suportar esforços de enorme duração, evitando a acumulação do ácido láctico, recorrendo à utilização do oxigênio e dos nutrientes para manter a atividade indefinidamente.
Aeróbica Dinâmica
A Capacidade de resistência ao cansaço no esforço dinâmico com o emprego de