texto sobre o filme LINGUA-VIDAS EM PORTUGÊS

563 palavras 3 páginas
ATIVIDADE SOBRE O FILME- LÍNGUA: VIDAS EM PORTUGUÊS

Após a rica viagem que fazemos guiados pela tela em que assistimos o filme LINGUA- VIDAS EM PORTUGUES, as primeiras palavras que chegam fortes em nosso pensamento são diversidade, tradição, cultura e amor. Os depoimentos de todos os entrevistados são carregados de plena emoção pelo uso da língua portuguesa e pelos desafios que estão por vir ou pelas vitórias alcançadas.
Não podemos deixar de sentir um aperto no peito e a proximidade com o garoto de Moçambique, tomado por uma luta interior muito grande pela sucessão de fatos importantíssimos que passam como um filme pela sua frente: a busca por uma vida melhor para ele e seus familiares, retribuindo o que foi feito no passado por seus pais e garantindo uma velhice digna para os mesmos. Esse compromisso está diretamente ligado à educação e ao estudo da língua e da música como forma de expressão da sua dor e dificuldades e estimulo rumo ao seu sucesso. Por outro lado esse mesmo menino se vê diante da condição de futuro pai, sem ter a mínima condição financeira para tanto mas ele não se entrega. Mesmo que tudo isso esteja acontecendo num país aonde uma longa guerra civil colocou a sua população num patamar de extrema miséria. Torcemos pelo pequeno grande homem, para que ele não deixe o seu sonho de lado e possa cumprir suas missões e sorrir sempre.
Em outro momento do documentário podemos ver a participação do escritor Mia Couto que descreve com muita praticidade o que ocorreu ao longo do tempo na relação entre Portugal e Brasil: “Portugal deu origem a um filho maior que o pai”. Essa referencia a um país de tamanho continental, com a maior quantidade de usuários da língua portuguesa e por isso mesmo se refere mais adiante com a frase : “ O português perdeu o dono. (...) Sujou-se, no sentido de que é capaz de se casar com o chão”., ou seja, as derivações e misturas de português clássico, seja aqui no Brasil ou nos outros lugares aonde

Relacionados