Texto literário e não literário
O texto não-literário é constituído predominantemente de temas, sendo de uma natureza reflexiva, atentando-se para a organização do mundo. Há predominância de termos mais genéricos, abstratos, tais como: poder, imoralidade, opressão. Outra característica, é a da expressão direta do pensamento. Os argumentos são ordenados em subtemas os quais estão ligados à um tema central.
O texto literário é constituído predominantemente de figuras. As figuras são termos que nos remetem a algo existente no mundo natural, por exemplo, árvore, vagalume, sol, correr, brincar, etc. Assim, segundo Fiorin, “A figura é todo conteúdo de qualquer língua natural ou de qualquer sistema de representação que tem um correspondente perceptível no mundo natural”.(2005, p. 91). As palavras concretas são predominantes, tais como: leão, caçador, rato, rei, etc. Ainda é necessário que se examine à fundo um texto literário, para extrair o tema e compreendê-lo, pois geralmente possuem um significado oculto, que vai além das imagens.
2) Leia o texto e responda as questões que se seguem.
a) O texto anterior é predominantemente figurativo ou predominantemente temático? Justifique sua resposta com elementos do texto.
O texto “Ensinar exige rigorosidade metódica” é predominantemente temático. Primeiro, ele tem uma natureza reflexiva, pois defende o ponto de vista no qual diz ser possível aprender criticamente. Esse é o tema central. Os subtemas vão se enquadrando ao longo do texto, encadeando o pensamente do autor de forma coerente e coesa. Ele fala do papel dos educadores e dos educandos, por exemplo, “Os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção do saber” ou ainda “O educador democrático não pode negar-se o deve de, reforçar a capacidade crítica do educando”.
Os termos são mais genéricos e abstratos: saber, abjetos cognoscíveis, conteúdo, aprendizagem.
b) Trata-se de um texto literário ou de