TESSITURAS SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO DOCENTE SOB O VIÉS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO
8464 palavras
34 páginas
1. INTRODUÇÃOA presente monografia busca tratar da investigação a respeito das incidências das políticas públicas educacionais de valorização do magistério sobre a identidade profissional do docente.
A eleição deste tema ocorreu mediante uma inquietação pessoal ao perceber no coletivo dos profissionais do magistério da educação básica uma excessiva desqualificação e (des)valorização da profissão docente, ocultando quaisquer manifestações de características que legitimassem uma identidade subjetiva e coletiva da profissão. Corroborando a isto, comumente ouve-se em espaços acadêmicos e nas instituições escolares, frases proferidas por estudantes de licenciaturas e profissionais do magistério, declarando não almejar exercer o trabalho docente ou que já estão exauridos com a profissão intentando abdicá-la tão breve quanto possível. Diante desta problemática verifica-se que vem emergindo, neste campo de pesquisa, várias reflexões sobre esta ausência e/ou arrefecimento da identidade dos profissionais do magistério. Importantes teóricos, tais como José Carlos Libâneo, Marli André, Silmara Papi, Iria Brzezinski, Menga Lüdke, entre outros, tem contribuído para a elucidação deste questionamento.
E quais são, afinal, os motivos para esta dificuldade de afirmação de uma identidade profissional docente? Ainda que meras conjecturas, existem algumas explicações sobre as causas que caracterizam este fenômeno que são notórias para toda a sociedade. Além do versado histórico da pauperização da docência advinda da precarização salarial atrelado ao ignóbil reconhecimento e status social que a profissão detém, ocasionando a degeneração da imagem do docente, a sua profissionalização também tem sofrido um acentuado processo de proletarização, em função das desestruturadas condições de trabalho e vínculos empregatícios e da desprofissionalização. Apesar de não haver um consenso entre os teóricos em definir qual destes aspectos origina os demais, o certo é que estes são os