Terrorismo
O terrorismo é o nome dado a protestos violentos realizados por grupos ou indivíduos que objetivam transformar ordens do governo, bem como o próprio governo, por meio do pânico, gerando decisões precipitadas e radicais.
Nos dias atuais o terrorismo é visto e praticado de forma diferente com que se manifestava antigamente, pois exige planejamento, objetivos em foco, recursos financeiros e a presença de guerreiros. Acredita-se que atos terroristas são financiados por pessoas bem sucedidas que simpatizam com o movimento, por pessoas ligadas ao governo que tentam secretamente destruir algo e ainda pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Os terroristas utilizam explosivos, gases nocivos, vírus, bactérias, materiais radioativos, armamentos atômicos e ainda sequestros, assassinatos.
Terrorismo
No início do século XXI, o terrorismo foi proclamado a principal ameaça à humanidade. Isso por conta de sua imprevisibilidade, pela dificuldade ou até impossibilidade de controle e pela falta de visibilidade do inimigo. Desse modo, o terrorismo e a luta contra ele têm sido colocados como assuntos obrigatórios nas relações internacionais.
Ações de caráter terrorista como instrumento de luta política passaram a ocorrer já no século XIX. Ao longo do séculos XX e XXI, diversos outros grupos promoveram ações terroristas na Europa e em outras partes do mundo. As motivações, as estratégias e as consequências foram diversas, segundo o momento histórico e as nações envolvidas.
Foi durante o período da Guerra Fria que o terrorismo adquiriu dimensão internacional. Grupos terrorista de diversos matizes foram formadas em todos os continentes.
Em 1970, surgiram na Europa organizações terroristas de cunho político, Somada às já existentes IRA e ETA:
Itália as Brigadas Vermelhas;
França a Ação Direta
Alemanha o Baader Meinhof Esses grupos aterrorizavam a população europeia ao mesmo tempo em que recebiam a simpatia de