teoria piagetiana

2791 palavras 12 páginas
TEORIA PIAGETIANA
Sua teoria tem como objetivo central a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais, ou seja, como esses processos são construídos ao longo da vida do indivíduo. O conhecimento resultaria de interações que produzem entre o sujeito e o objeto. A troca inicial entre sujeito e objeto se daria a partir da ação do sujeito.
Nossa exposição, juntamente com argumentos de diversos pensadores deixa visível que as teorias de Piaget tiveram grande repercussão e ainda são de muita influencia para a sociedade.
Inúmeras biografias de Piaget foram escritas e estão disponíveis nas bibliotecas e na Internet.
Sendo assim, a tese fundamental do pensamento piagetiano é que somente uma visão desenvolvimentista e articulada do conhecimento, quer dizer, não calcada em estruturas préformadas, sejam racionalistas, focadas na anterioridade do sujeito, sejam empiristas, focadas no objeto, podem prover uma resposta a problemas que, tradicionalmente, são evitados pela filosofia de caráter meramente especulativo.
Destacando a proposta de Piaget que é entender como a criança constrói conhecimentos para que as atividades de ensino sejam apropriadas aos níveis de desenvolvimento das crianças. Por isso ele estruturou seu modelo de desenvolvimento.
O desenvolvimento é caracterizado por um processo de sucessivas equilibrações. O desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e segue até a maturidade, sendo comparável ao crescimento orgânico; como este, orienta-se, essencialmente, para o equilíbrio. (PIAGET, 1974, P.13)
Segundo Piaget o sujeito epistêmico expressa aspectos presentes em todas as pessoas, suas características conferem a todos nós a possibilidade de construir conhecimentos, desde o aprendizado mais simples até os mais elevados níveis de conhecimento. O conceito de sujeito epistêmico começou a tomar forma quando Piaget iniciou seus estudos sobre o processo de construção de conhecimentos de matemática e física na criança pequena. Ele é

Relacionados