teoria da contigencia
O ambiente é contexto que envolve externamente as organizações ou sistemas. Como a organização é um sistema aberto ele mantém relações com seu ambiente. Tudo que acontece no ambiente externo a organização afeta a sua atividade e a sua estrutura. A gestão e a tomada de decissões pelos gestores.
Nesse ponto há duas correntesde pensamentos o que dizem que o ambiente tem influência total do ambiente nas organizações e os que negam essa influência total. Para esse ultimo a influência sobre a organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa a organização. Como o ambiente é vasto e complexo as organizações não podem absorve-lo por completo. Para lhe dar com essa complexidade ambiental as empresas selecionam e visualizam apenas partes escolhidas de seus ambientes e ao mesmo tempo percebe esse ambiente de acordo com suas proprias ideias e convicções, assim o mesmo ambiente pode ser interpretado de maneiras diferentes por diferentes organizações.
Para compreender melhor o ambiente torna-se necessario analiza-lo de acordo com o seu conteudo, desdobra-lo para que se possa analizar os complexos varaveis que compoem ao selecionar e perceber os seus ambientes. As organizações procuram reduzir a dissonancia e manter a consônancia.
Consônancia- significs queas presunções das organizações a respeito de seu ambiente são confirmadas na pratica e no cotidiano.
Ambiente geral- é o macro ambiental generico e comum a todas as organizações. É constituido por um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações que são condições: tecnologicas, legais, economicas, demograficas, ecologicas e culturais.
Ambiente da tarefa- o ambiente mais proximo e imediato de cada organização. É constituida por fornecedores, clientes ou usuarios, concorrentes e esntidades reguladoras.