Teo da costa
Introdução
No experimento realizado foram separadas substancias homogênea e substancias heterogênea usados os processos de separação básicos como filtração, cristalização e decantação.
A filtração consiste em separa sólido de líquido (líquido-sólido) em mistura heterogênea usando filtro e funil de vidro, decante o liquido no funil com o papel de filtro e após filtrar abra o papel de filtro com os sedimentos para seca. A cristalização consiste em separar um componente sólido de um liquido (líquido-sólido) em mistura homogênea, pode deixar-se evaporar o líquido até que a solução fique saturada, o sólido separando em cristais pode-se acelerar este processo aumentando a temperatura e o contato com o ar. Os cristais húmidos também podem ser secados com um papel de filtro ou numa estufa. A decantação Trata-se da separação de dois líquidos (líquido-líquido) em mistura heterogênea ou de um líquido com um sólido (líquido-sólido), aproveitando a sua diferença de densidade, decantação é muito utilizada para separar líquidos imiscíveis. O sistema usado no experimento foi à decantação de funil para separar líquido de líquido (líquido-líquido) em mistura heterogênea, consiste em separar líquidos de diferentes densidades, onde é necessário aguarda durante certo tempo, coloca-se a mistura a ser separada num funil de separação (ou funil de decantação ou funil de bromo). Quando a superfície de separação das camadas líquidas estiver bem nítida, abre-se a torneira e deixa-se escoar o líquido da camada inferior, ou seja, o líquido de maior densidade. Quando a diferença de densidade desses líquidos for muito pequena, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias.
Provavelmente as misturas um foram feitas da seguinte forma, na mistura um diluiu sal de cozinha na água destilada e em seguida adicionou areia, na mistura dois simplesmente misturou óleo vegetal com água destilada. O objetivo do experimento foi separa as misturas