TENS

2886 palavras 12 páginas
O USO DO TENS E SUAS INDICAÇÕES FISIOTERAPÊUTICAS

Amábile Cristina Figueiredo1
Amanda Pickler de Araújo¹
Gabriela Dias da Silva¹
Letícia Rocha Teixeira¹
Vitor Vieira Neto¹

RESUMO

A dor é o sintoma que mais frequentemente leva as pessoas a procurarem os serviços de saúde, desafiando os clínicos a buscarem diversas formas de tratamento para a mesma. Diante do fato a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) tem sido um importante aliado na analgesia das dores. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar os benefícios da aplicação do TENS nas reabilitações atendidas pela fisioterapia como, osteoartrose de joelho, disfunção cesariana, primeiro dia do pós-operatório de cirurgia cardíaca e dor muscular crônica. Diante disso, o TENS pode ser uma ferramenta eficaz para o fisioterapeuta como um coadjuvante em seu tratamento, pois o TENS é uma técnica barata, sem efeitos colaterais, no entanto, vale ressaltar que o TENS não é um tratamento curativo, apenas um paliativo para a dor. Verificou-se também a necessidade de novas pesquisas, a respeito do uso do TENS como alternativa analgésica no primeiro dia do pós operatório de cirurgia cardíaca, podendo possibilitar a redução no uso de fármacos analgésicos.

Palavras-chaves: eletroestimulação, estimulação elétrica nervosa transcutânea, fisioterapia.

1.INTRODUÇÃO

A dor é o sintoma que mais frequentemente leva as pessoas a procurarem os serviços de saúde, desafiando os clínicos a buscarem diversas formas de tratamento para a mesma. Diante do fato a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) tem sido um importante aliado na analgesia das dores.
O primeiro relato do uso da eletricidade como tratamento para dor aparece no Compositiones Medicae, escrito 46 d. C por Scribonis Largus, onde foram utilizadas enguias elétricas no tratamento da gota e dores de cabeça. Anos depois em 1760, John Wesley escreveu especificamente sobre o uso da eletricidade estática para a dor (NELSON; HAYES;

Relacionados