Tendencias organizacionais
O mundo está em constante transformação. E, no meio corporativo, não é diferente. Mas será possível já saber quais são as tendências das organizações do futuro? Como serão as relações de trabalho? E os sistemas de remuneração? Quais serão os diferenciais neste meio que, hoje, já é tão competitivo?
Com base no estudo chamado “O Mundo Corporativo do Futuro”, que realizou entrevistando 50 profissionais das mais diversas áreas, o especialista em liderança Alexandre Prates tem as respostas para as perguntas acima.
“Relações de trabalho inteligentes, novos sistemas de remuneração, estímulo à inovação, busca pela plenitude, fortalecimento dos valores da empresa, proximidade com o consumidor, gestão profissional, fusões, tecnologia de ponta e crescimento sustentável são as tendências das organizações do futuro”, afirma Alexandre Prates.
O especialista diz que a nova geração, por exemplo, tem como característica mais compromisso com a própria carreira do que com a empresa em si. “Esses profissionais anseiam por realização, por novos desafios e adotarão empresas que lhes proporcionem isso. E as gerações que já ocupam espaços importantes nas organizações também anseiam novas formas de relação empresa-colaborador.”
Para Alexandre Prates, os critérios de participação nos resultados, para que se promova uma consciência de investidor nos seus colaboradores, também serão aumentados.
“Os profissionais serão cobrados por resultados e terão indicadores precisos, que medirão a sua eficiência a qualquer hora e em qualquer lugar. Essa história de entrar às 8h e sair às 18h não existirá mais nas áreas estratégicas. Ganhará mais quem conseguir aderir a esta nova sinergia que invadirá organizações evolutivas.”
Diferenciais
Ainda de acordo com o estudo, a inovação é o que prevalecerá no mundo de extrema competição. Portanto, a capacidade das empresas de estimular a criatividade e o espírito empreendedor será o grande