Tempos Mordenos - Charles Chaplin

821 palavras 4 páginas
Engenharia de Produção 2° Semestre

Engenharia do Trabalho

Tempos Modernos – Charles Chaplin

São Paulo
2014
Tempos Modernos – “Uma história sobre a indústria, sobre iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.”

Figura 1 Tempos Modenos (Modern Times) foi um filme que estrelou em 1936, produzido por Charles Chaplin em que o mesmo protagoniza Carlitos, um operário na época de Revolução Industrial. Por meio do personagem anti-heroí e tragicômico, coloca diversas críticas de modo sutil e humorado em relação ao modo de produção capitalista e á reprodução social burguesa. Charles consegue transmitir com clareza o período marcado por esta época de Revolução Industrial, como o desemprego em massa, queda das produções industriais, protestos, desigualdades entre as classes sócio-econômicas, fome e a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque.

Ao decorrer do filme também é possível observar como o personagem Carlitos era pressionado e “escravizado” pela fábrica na qual trabalha, tendo como modelo de produção o fordismo, em que os operários eram submetidos a longas jornadas trabalhistas, execução excessiva de movimentos repetitivos, salários baixos, péssimas condições de trabalho e segurança, sendo vigiados e tratados como “animais” a todo o momento.

Cenas Marcantes do Filme

1° Trens/metros – ovelhas: as duas cenas são contrapostas, mostrando a condição como as pessoas eram tratadas como animais submissivos ou até mesmo um abate.

Figura 2

2º Linha de produção – repetição – acidente: remete ao fordismo, em que Carlitos executa movimentos repetitivos dentro da sua divisão de trabalho na fábrica e a péssima condição de trabalho.

Figura 3

3° Banheiro – supervisão: mostra a hora que em que Carlitos está no banheiro e é vigiado pelo seu chefe, não havendo assim nem uma privacidade em seu momento, sendo monitorado a

Relacionados

  • Análise Fílmica de Tempos Modernos
    1004 palavras | 5 páginas