TEMPOS MODERNOS
Iremos analisar a Revolução Industrial que teve como pioneira a Inglaterra, ela é o processo de transição do mundo ocidental dos camponeses e artesãos para o mundo burguês, operário e capitalista.
Então, o que foi a Revolução Industrial?
Revolução Industrial, foram transformações econômicas ocorridas na Inglaterra a partir das últimas décadas do século XVIII, tempo em que a máquina a vapor passou a ser utilizada na produção de mercadorias, em especial na fabricação de tecidos, na mineração e a metalurgia. Porém, trata-se de um processo Lento, Gradativo e Irreversível que gerou transformações Econômicas, Políticas e Sociais de grande influencia. A Revolução ocorreu no século XVIII em etapas, veja:
* De 1750 a 1860 ( 1ª Revolução Industrial) – pioneirismo da Inglaterra, a fonte de energia era o carvão e a matéria-prima o Ferro.
* De 1860 a 1960 ( 2ª Revolução Industrial ) – expansão da Maquino fatura para outros países,como, Bélgica, Alemanha e França, que usavam a energia do Petróleo e elétrica e a matéria prima base era o aço.
* De 1960 aos dias atuais ( 3 ª Revolução Industrial) – A era da Microeletrônica, Biotecnologia e a Robótica. Os países dominantes da tecnologia que se sobressaem são os Estados Unidos e Japão.
Os motivos, razões ou causas desse pioneirismo inglês.
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores: A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, tinha a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.
A exploração das minas em grande escala teve um efeito multiplicador: desenvolvendo outro setor, o naval, já que era necessário o transporte marítimo e fluvial para levar o carvão ás cidades.
Podemos perceber, as pré-condições que fizeram da Inglaterra a pioneira no processo de industrialização: Uma organização de