Tecnologo Em Estetica E Cosmetica
ESTÉTICA E COSMÉTICA
P R O F. M S C M A R C O S A . Z O C O L E R
PROFISSÃO REGULAMENTADA
• ESTETICISTA
Reconhecida a profissão de esteticista no dia 18 de janeiro de 2012, sob a lei de nº 12.592, e publicada no Diário Oficial da União - DOU, no dia 19 de janeiro de 2012, seção 1, página 1, pela Presidenta
Dilma Rousseff.
O PROFISSIONAL DE ESTÉTICA
É um especialista nos cuidados com o corpo, rosto e cabelo, visando à manutenção da saúde, da beleza e do bem-estar.
Por meio de cosméticos e aparelhos de alta tecnologia, promove o melhoramento do aspecto da pele. Com conhecimentos da anatomia humana, realiza massagens, como drenagem linfática e modeladora, a fim de amenizar celulite, gordura localizada e outros problemas que afetam o contorno corporal. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fitoterapia e aromaterapia. Realiza também limpeza facial, depilação, hidratação, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial.
No consultório, bacharel e tecnólogo atuam em parceria com o dermatologista ou o cirurgião plástico, tanto em tratamentos preventivos quanto no acompanhamento póscirúrgico. Tem capacidade para apontar os problemas de pele e encaminhar o paciente para o médico especialista.
O MERCADO DA VAIDADE
Segundo dados da Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
(ABIHPEC), nos últimos 18 anos, a indústria do setor cresceu, em média, 10% ao ano valor bem acima dos pouco mais de 2% de crescimento do setor industrial em geral, no mesmo período. A mulher, maior consumidora de produtos e serviços de estética, aumenta sua participação no mercado de trabalho. E a expectativa de vida da população é cada vez maior. isso indica crescimento contínuo do setor. O mercado brasileiro cresce cinco vezes mais do que o norteamericano e deverá superar aquele em cinco anos.
MERCADO DE TRABALHO
• O setor de imagem pessoal é um dos que mais crescem no Brasil. daí que este
profissional