Tecnicas de entrevista
PSICOLOGIA – GOIANIA/GO
TÉCNICAS DE ENTREVISTA DE OBSRVAÇÃO
GOIANIA - GO
2012
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PSICOLOGIA
TÉCNICAS DE ENTREVISTA DE OBSRVAÇÃO
GOIANIA – GO/2012
ENTREVISTA E SUA ATMOSFERA
Nesse Capitulo discute as condições internas e externas que consequentemente criamos para o entrevistado que é de grande importância. Discute também o local, roupas, sons, perguntas, falas, enfim, tudo em volta da atmosfera profissional.
De fato, uma entrevista de ajuda pode ser realizada em quase todos os lugares, mas em geral imaginamos que aconteça em uma sala.
As condições externas que podem e devem ser evitadas incluem interferências e interrupções. As interrupções externas só servem para prejudicar.
Fatores internos e atmosfera: São mais importantes para o entrevistado do que todas as condições externas reunidas, pois as internas existem em nós, o entrevistador.
Para alem de nossa suposta competência profissional, certas condições internas ou atitudes podem nos auxiliar. Conhecer-se, gostar de si próprio, sentir-se bem consigo mesmo, é uma dessas condições.
Ser honesto, ter honestidade com nós mesmos para sermos honestos com ele; Maior parte dos entrevistados sente-se melhor com entrevistadores que lhe parecem seres humanos falíveis.
A honestidade recíproca desta natureza pode incluir ás vezes, dizer ao entrevistado que não temos a solução para sua dificuldade.
Lewin (1935) e outros autores falam do espaço vital que cada um de nós ocupa; parece que à entrevista o melhor é agir de modo a não impormos nosso espaço vital ao entrevistado, confundir o nosso com o dele; e nos comportamos de forma a capacitá-lo a explorar seu próprio espaço vital em razão da nossa presença e não apesar dele.
Freud e sua filha Anna criaram INSIGHTS inovadores sobre os mecanismos de defesa, que, no entanto são coisas que fazemos inconscientemente para proteger nosso ego. Recentemente, pesquisadores do comportamento humano