Tchielo

1854 palavras 8 páginas
Proteínas receptoras: mecanismo de transdução e classificação das proteínas

RESUMO
Objetivos: Conceituar as proteínas receptoras através do mecanismo de transdução e classificação das proteínas.
Fonte de dados: foram revisados artigos específicos sobre o tema, disponíveis em periódicos eletrônicos e encontrados através das bases de dados LILACS, PubMed e SciELO.
Síntese dos dados: a transdução de sinais é uma função fisiológica que intermedeia o estímulo externo e a resposta celular, sendo o passo de conversão intracelular do agonismo de várias substâncias. Os compostos proteicos envolvidos nessa atividade estão presentes em todos os sistemas do organismo; consequentemente, disfunções na sua estrutura culminam em estados patológicos diversos. A descrição da dinâmica da transdução, da estrutura e funções da proteína G e do seu papel em algumas doenças foram abordados nesta revisão. Conclusões: a revisão da literatura mostra que o tema proteína G não tem gerado muitos trabalhos experimentais. Entretanto, o estudo desse composto proteico evidencia sua grande importância na fisiologia, indicando que disfunções na sua estrutura resultam em vários estados patológicos.

INTRODUÇÃO As proteínas G fazem parte de uma superfamília de proteínas que hoje compreende mais de 50 membros descritos. São proteínas que, no estado inativo, encontram-se acopladas aos receptores no meio intracelular e, graças a propriedades funcionais e estruturais, quando ativadas por estímulos adequados podem migrar pelo cito sol e ativar enzimas amplificadoras ou canais iônicos, consumando a transdução de sinais, que é o processo de ativação dos eventos intracelulares por estímulos externos. Receptores que transmitem o sinal celular via proteínas G possuem uma região extracelular e uma região transmembrana com sete domínios hidrofóbicos, sendo denominados receptores 7TM. 1.
Proteínas G são compostos de alto peso molecular e ditos heterotriméricos, pois são formadas por três polipeptídios

Relacionados

  • italiano
    35344 palavras | 142 páginas