TCC - Turismo e Hospitalidade
O turismo em Avaré é um fator importante, pois apesar do seu desenvolvimento tardio, influencia nos fatores socioeconômicos e culturais da cidade, além de ser o meio mais eficaz de evolução da cidade, através do fluxo turístico.
De acordo com o responsável do Posto de Atendimento ao Turista em Avaré, o turismo predominante da cidade é o Turismo de lazer, devido à busca por descanso, e a prática de esportes náuticos na represa1 de Jurumirim que atinge 90% da totalidade do turismo na cidade, assim torna a represa o principal atrativo turístico de Avaré. Na cidade 10% da totalidade do turismo estão voltados à busca por criação de cavalos, pôneis, vacas e avestruzes, devido Avaré ser conhecida como a “Capital Nacional do Cavalo”. Este apelido é derivado do grande evento a EMAPA (Exposição Municipal Agropecuária de Avaré), que reúne leilões de animais, rodeios, shows e produtos artesanais. Este turismo é feito por pessoas com renda alta (Classe Alta), que estão em busca de compras e vendas de animais. O Turismo de lazer da cidade está totalmente voltado à represa de Jurumirim que possui uma grande rede hoteleira, pousadas, casas de veraneio, com o objetivo de satisfazer todos os turistas da cidade. Os hotéis de lazer, em sua grande maioria, têm programações embasadas na represa como: passeios de escunas e lanchas. Veículos aquáticos são alugados em marinas próximas e para a utilização é obrigatório portar a carteira de Marítimo. A prática de esportes náuticos é considerada o melhor atrativo de Avaré, assim torna-se a identidade turística do município.
A melhoria no turismo na cidade de Avaré é indispensável, pois a precariedade abrange uma grande proporção de fatores da cidade como: infra-estrutura, receptividade de turistas na cidade em geral, pois a cidade só está apta a receber turista próximo à represa. Em Avaré atualmente há um desinteresse dos governantes para a melhoria de aspectos socioculturais e turismo, e a única justificativa por não