Tcc pscopedagogia brincar...um caminho prazeroso para o aprender

777 palavras 4 páginas
BRINCAR... UM CAMINHO PRAZEROSO PARA O APRENDER

Título

BRINCAR... UM CAMINHO PRAZEROSO PARA O APRENDER

Tema

A importância do brincar na Educação Infantil, observando as propostas de alguns pesquisadores que afirmam que o brincar ajuda a desenvolver a interação social, o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, tendo também o objetivo de criar estratégias lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, desenvolvendo uma metodologia que resulte a criação de experiências significativas.

“é através do brincar que a criança vai conhecer, aprender e se construir como um ser pertencente ao grupo, ou seja, a brincadeira é um meio para a construção de sua identidade.” (LIMA, 1991:18).

Problematização

Porque todo mundo vê a brincadeira somente como brincadeira e não como aprendizado? Como transmitir que não é apenas o brincar simplesmente e sim que há um alto conteúdo pedagógico e de construção do indivíduo. Como incentivar os educadores a usar a brincadeira como conteúdo e não simplesmente um ato de brincar por brincar, será que estão criando um caminho prazeroso para aprendê-lo?

Justificativa

A importância do brincar surge com os gregos e romanos; Platão nos mostra a importância da criança aprender divertindo-se. Com isto também se melhora a capacidade do aluno na compreensão, na confiança, facilitando até a correção de um “déficit de aprendizagem”. Acredita-se que a personalidade pode ser enriquecida e aperfeiçoada pelo brincar e a principal função do professor é fornecer situações e materiais apropriados para o jogo. “a utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista, primeiramente, com cautela e clareza. Brincar é uma atividade essencialmente lúdica; se deixar de sê-lo, descaracterizar-se-á como jogo ou brincadeira. Como forma de atividade infantil, na qual, há construção de conceitos, eles podem e devem ser utilizados na Escola neste sentido.” ( LIMA, 1991:27 )

Relacionados