Tattoo
Roberta MURADAS
Hilton CASTELO
Universidade Positivo – Curitiba - PR
Resumo – Este trabalho analisa de que maneira a passagem à sociedade de consumo e o surgimento de meios de comunicação em massa influenciaram o surgimento das celebridades, assim como a maneira que são consideradas e consumidas por nós. Em seguida será analisado o caso da cantora Rihanna, celebridade escolhida para exemplificar os estudos. O que seu corpo representa quando retratado por um meio de comunicação, especificamente a Revista Rolling Stone, a escolhida para análise.
Palavras-chave: Corpo, Celebridades, Mídia.
Introduçåo O trabalho a seguir tem como foco abranger um breve estudo sobre o corpo, como ele é visto pela sociedade que vivemos, a maneira como o corpo tem outra representação para nós hoje do que tinha em sociedades passadas. Com o advento da sociedade de massa e seus meios de comunicação, surge a ideia de que somos pessoas an6nimas, que nao possuem uma identidade cultural definida e seguimos modismos disseminados pela mídia em alta frequência. Sendo assim o estudo será focado em celebridades, que podem ser consideradas produtos produzidos pela sociedade atual e também suas características como cabelo, tatuagem, unha e maneiras de modificar seu corpo a fim de torná-lo uma representação de sí próprio e aceitar o julgamento do outro mas criando sua própria identidade em meio a tantos “corpos iguais.”.
Entendo o corpo não apenas como um produto da cultura, mas também como um dos lócus privilegiado de reflexão e produção da própria cultura, como uma verdadeira linguagem, com sintaxes altamente complexas. Para decifrarmos esta linguagem, é preciso entendermos os símbolos, os mitos e as memórias individuais que são traçados no corpo. Assim como a ginástica, as cirurgias plásticas, e outras técnicas corporais, a tatuagem configura-se como um indicador, uma marca social, que revela pertencimento e/ou adesão