Tarsius spectrum

884 palavras 4 páginas
Recensão crítica ao artigo:
Infanticide by a male spectral tarsier (Tarsius spectrum)
Sharon Gursky-Doyen (2011)

Como parte de um estudo de campo de longo prazo sobre a ecologia comportamental e conservação de uma população de társios (Tarsius spectrum) na Reserva Natural Tangkoko, Sulawesi, Indonésia, observou-se o primeiro exemplo conhecido de infanticídio na espécie. A cria foi morta por um macho vizinho. As hipóteses como, uma patologia social, benefícios nutritivos através do canibalismo e, selecção sexual, foram postas de parte. A única hipótese que não foi rejeitada de imediato, com base nesta única observação, foi a competição por recursos, uma vez que estes eram limitados.
As crias são transportadas na boca da mãe e, ficam nos ramos das árvores enquanto esta procura alimento nas proximidades. Os társios são insectívoros, comem uma grande variedade de insectos, tendo preferência por ortópteros e lepidópteros. Na Reserva Natural Tangkoko os társios são extremamente territoriais.
Em 2007, três grupos foram intensamente observados por um período de estudo de três meses. Os grupos foram inicialmente localizados pelas vocalizações que utilizam a cada manhã. Estas vocalizações são emitidas durante três a cinco minutos e podem ser ouvidas de trezentos a quatrocentos metros de distância. Foram registados a idade e o sexo de todos os membros do grupo que compartilham um local para dormir. O sexo foi determinado com base nas vocalizações específicas que variam de macho para fêmea. No que diz respeito à idade relativa, foram instalados no local de dormir dos grupos em estudo redes, que foram monitorizadas continuamente. Após a sua captura, os indivíduos foram colocados num saco de pano e pesados numa balança portátil, indicando uma precisão de uma grama. O sistema reprodutivo feminino foi avaliado visualmente e pela apalpação do abdómen. Uma coleira, com um circuito, foi ligada ao pescoço dos társios e estas coleiras foram retiradas no final do estudo. Os

Relacionados