Tamo junto
Um plano de desenvolvimento pode motivar as pessoas da organização, cria perspectivas de evolução e contribui para a melhoria dos resultados. Já o treinamento, um dos recursos utilizados no processo de desenvolvimento, visa ao aperfeiçoamento do desempenho funcional, ao aumento da produtividade e ao aprimoramento das relações interpessoais. Segundo Chiavenato, D.O ou Desenvolvimento organizacional - é um processo planeado de modificações culturais e estruturais, permanentemente aplicado a uma organização, visando institucionalizar uma série de tecnologias sociais, de tal forma que a organização fique habilitada a diagnosticar, planear e implementar essas modificações com ou sem assistência externa.”
A tarefa básica do D.O – é transformar as organizações mecanicistas em organizações orgânicas.
* Organização - é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. * Mudança organizacional - é um conjunto de alterações na situação ou no ambiente de trabalho de uma organização, entendendo ambiente de trabalho como ambiente técnico, social e cultural.
Objetivos das mudanças:
Existem vários tipos de mudanças na organização, como:
• Mudança na estrutura Organizacional Desempenho da organização; Mudança do formato de trabalho; Novas configurações no negócio.
• Mudanças na tecnologia Novos equipamentos; Novos processos de trabalho; Redesenho do fluxo de trabalho.
• Mudanças nos produtos e serviços Novos produtos; Novos serviços; Desenvolvimento de produtos; Novos clientes.
• Mudanças na cultura organizacional Novas atitudes, percepções e expectativas; Nova mentalidade; Novas habilidades e competências; Novos resultados.
As mudanças sempre são bem vindas para melhoria e buscar a perfeição ou o êxito completo das tarefas, Esse levantamento é importante para de ter um diagnóstico das reais