SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA: O INTELECTUAL, SUAS OBRAS E AS MÚLTIPAS INTERPRETAÇÕES SOBRE ELAS.

2641 palavras 11 páginas
SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA: O INTELECTUAL, SUAS OBRAS E AS MÚLTIPAS INTERPRETAÇÕES SOBRE ELAS.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo trabalhar as interpretações historiográficas sobre Sérgio Buarque de Holanda, acerca da sua obra “Raízes do Brasil”, dando ênfase para a interpretação de José Carlos Reis e Maria Odila Leite da Silva Dias, bem como a obra “Do Império à República”, dando ênfase para a interpretação de Arthur Assis.

Palavras – Chave: Historiografia. Interpretações. Sérgio Buarque de Holanda.

Sérgio Buarque de Holanda: Breve balanço sobre sua vida e algumas de suas obras. Sérgio Buarque de Holanda nasceu em 1902 em São Paulo, era filho de um funcionário público, professor na Escola de Farmácia e Odontologia. S. B. de Holanda sobretudo levou uma vida urbana, sua formação superior foi em Direito, embora não tenha depois exercido a profissão, começou a sua carreira como crítico literário e jornalista. Em 1929 viajou para a Alemanha permanecendo pouco mais de um ano, onde manteve contato com intelectuais e conheceu a literatura alemã. Foi professor da Escola de Sociologia e Política de 1947 a 1955, e da Universidade de São Paulo, de 1958 a 19691. Faleceu em 1982. Sérgio Buarque de Holanda além de dedicar-se a docência, escreveu livros importantes como: Monções (1945), Caminhos e Fronteiras (1957), Visão do Paraíso (1959), Raízes do Brasil (1936) um texto mais curto e sintético da historiografia brasileira, que até os dias atuais é a mais conhecida de suas obras, Do Império à República (1972) “que reconta a história política brasileira da segunda metade do século XIX” 2, entre outras.
S. B. de Holanda, Raízes do Brasil e suas interpretações.
Raízes do Brasil ganhou inúmeros interpretes que se dispuseram a analisá-la, estes analisaram influências e pontos centrais da obra. Entre alguns estão José Carlos Reis, Maria Odila Leite da Silva Dias, que são os que irei abordar neste artigo.
Partindo da visão trabalhada por José Carlos Reis

Relacionados