SUPERVISAO ESCOLAR
1- INTRODUÇÃO
Relatório referente ao Estágio em Supervisão e Gestão Escolar realizado durante o curso de licenciatura em pedagogia na Universidade Salgado de Oliveira..
O estágio foi cumprido no período de 23/08 a 13/09 , somando um total de 60 horas no Colégio Bom Futuro, sendo desenvolvidas atividades de observação participação e análise documental, voltadas e relacionadas à reflexão crítica do processo de supervisão e gestão integradora.
O estágio supervisionado visa fortalecer teoria e prática, baseado nos princípios metodológicos permitindo uma visão ampla da parte organizacional, promovendo a observação e compreensão da estrutura escolar quanto aos aspectos de administração, planejamento e execução do trabalho realizado pelo supervisor/gestor, junto a comunidade e o Projeto Político Pedagógico.
Ao realizar este trabalho junto a Instituição tive a oportunidade de observar, analisar e refletir sobre o processor educativo escolar e do papel do gestor.
A organização, supervisão e a gestão, constituem o conjunto de condições e dos meios utilizados para assegurar o bom funcionamento da instituição no processo de escolarização.
A Instituição observada tem caráter social com objetivos explícitos: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos seus educandos por meio da aprendizagem e dos conteúdos com intuito de formar cidadãos participativos reconhecendo seu papel dentro de uma sociedade em constantes transformações.
Tendo como origem as experiências supervisoras e administrativas escolares. A organização se apropria de princípios e métodos escolares. Traz como autonomia, a ideia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidade compartilhada pelas comunidades internas e externas da instituição escolar.
As organizações são unidades sociais e, portanto constituída de pessoas que trabalham juntas, que existem para alcançar determinados objetivos. Tendo como objetivo principal