SSD - sistema de suporte a decisão
Um SSD é um grupo organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados, e dispositivos usados para dar apoio à tomada de decisões referentes a problemas específicos.
O foco do SSD é a eficácia da tomada de decisão.
Enquanto um SIG auxilia a organização a “fazer as coisas direito”, o SSD auxilia o administrador a “fazer a coisa certa”.
Os SSD são usados quando o problema é complexo e a informação necessária à melhor decisão é difícil de ser obtida e usada. O Sistema de Suporte à Decisão envolve o julgamento gerencial.
Estudo de caso: “Decisões sobre a demanda”
A indústria de roupas Scotch Maid, de Nova York, é especializada em roupas de stretch femininas, conhecidas como bodywear. As receitas anuais provenientes de suas linhas de leggings de lycra de algodão, camisetas e outras peças aumentaram US$ 63 milhões nos últimos cinco anos, com um aumento médio anual em torno de 80%. O maior comprador da empresa é o gigante varejista Kmart, que encomenda cerca de 6.000 caixas de roupas por semana. Mas há alguns anos o Kmart exigiu que seus fornecedores se integrassem a seu próprio sistema de estoque e de vendas, de forma que cada fornecedor pudesse remeter a quantidade de cada item exatamente suficiente para atender a demanda dos consumidores – nem mais nem menos.
Isso representou uma exigência difícil de atender. A procura por um artigo pode crescer ou cair praticamente da noite para o dia em reação a uma tendência de rápido crescimento, uma grande campanha publicitária do Kmart ou uma inesperada mudança do clima. A Scotch Maid precisava estar preparada para aumentar ou diminuir a produção para não se ver com um excesso de estoque encalhado ou – pior – com falta. A empresa normalmente mantém uma disponibilidade de estoque suficiente para seis semanas, mas, como leva pelo menos cinco semanas para fabricar novos produtos, a margem de erro permitida não é muito grande.
Para garantir seu faturamento, a Scotch Maid começou