sport
O COBIT é um framework composto de 34 processos dividido em 4 domínios, seguindo o ciclo PDCA, sendo avaliado de maneira similar ao CMMI, dividido em níveis de maturidade, variando de 0(inexistente) ao 5(otimizado), além de se basear em 4 pilares: entrega de valor, recursos humanos, infraestrutura de ti e riscos. O 1º domínio, chamado “Planejar e Organizar - PO”, tem como finalidade definir um plano estratégico para organização, mostrando o valor de TI dentro desta e como pode ser útil ao negócio, com metas e investimentos, além de avaliar os riscos.
O 2º domínio, chamado “Adquirir e Implementar”, mostra como as soluções de TI serão desenvolvidas e aplicadas na organização. Este domínio envolve a decisão de implementar ou comprar as soluções, além de serem definidas a infraestrutura de tecnologia da informação, com a aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal. Outra importante característica desse domínio é o de se definir ambientes de teste e controle de mudanças, o que ajuda de forma efetiva o desempenho da TI.
No domínio “entregar e suportar”, é mostrada como a infraestrutura de TI reage a momentos de crise, como interrupções de serviço e problemas de capacidade, e isto é definido num plano de continuidade, envolvendo educação de pessoal mostrando como agir nestas situações. Este domínio também engloba o gerenciamento de segurança, que envolve proteção a equipamentos e controle de acessos, além de colocar o gerenciamento de incidentes, que age de maneira mais rápida na solução; e o gerenciamento de problemas, o qual busca a causa raiz do problema a fim