Spiderceerto

465 palavras 2 páginas
O filme é todo simbólico e retrata a historia de Dennis Cleg um esquizofrênico que tem sua mente perturbada por acontecimentos de sua infância o filme mostra um clássico caso edípico onde ao saber que a mãe possuía uma sexualidade o filho passa a vê-la como puta matando simbolicamente a mãe que ele imaginava ser recatada e obediente ao marido.
Em contrapartida Dennis projeta em seu pai toda hostilidade introjetada nos primeiros anos de sua vida passando a vê-lo como um carrasco ou um rival com quem tinha que disputar a atenção de sua mãe. Vemos isso na cena em que Dennis fantasia uma troca de caricias com a prostituta se pensarmos que a prostituta é a mãe então podemos entender o desejo inconsciente de estar no lugar do pai e se aproveitar da mesma forma do corpo da mãe.
É interessante observar sobre as teias que eram tecidas sobre sua cama na infância e quando adulto também, Dennis se encontra na posição esquizo paranoide tendo uma mania persecutória, tecer as teias dava a ele a sensação de proteção, outra mania desenvolvida por ele foi anotar tudo o que conseguia lembrar a respeito de sua infância em um caderno, como forma de organização e o efeito cebola que é o de colocar varias roupas também como forma de proteção.
Em certos momentos conseguimos perceber que Spider tem lapsos de consciência passando para a posição depressiva e conseguindo se recordar de algumas coisas, porém ao se deparar com a morte da mãe seu ego não suporta a culpa e ele acaba voltando para a posição inicial.
O jogo de projeção e introjeção descrito na teoria de Klein é visto varias vezes ao decorrer do filme, umas das cenas que podemos vê-lo claramente é quando a prostituta mostra o seio para Spider que o introjeta de forma maternal e ao descobrir que a mãe possuía uma sexualidade foi projetado a imagem da prostituta para ela, a mãe que lhe dava amor , carinho e compreensão (seio bom) era vista como algo bom em contrapartida a mãe que saia , bebia e tinha

Relacionados