SPHS - Esgoto Sanitário e Águas Pluviais
SISTEMA PREDIAL DE ESGOTO SANITÁRIO
Normas técnicas de procedimento
NBR 8160 – Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução.
“Esta Norma estabelece as exigências e recomendações relativas ao projeto,
execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.”
Normas técnicas de material
NBR 5688/99 – Sistemas prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilaçãoTubos, conexões de PVC, tipo DN – Requisitos.
“Esta Norma fixa as condições exigíveis para tubos e conexões de PVC - série
normal, com juntas soldáveis ou soldáveis/ elásticas, a serem empregados em sistemas prediais de esgoto sanitário e ventilação, que funcionam pela ação da gravidade, com vazão livre e classe de temperatura CT 45°C”.
Material
Os ramais de descarga, desconectores e ramais de esgoto serão em PVC da série normal. As tubulações deverão estar locadas abaixo da laje do pavimento atendido, ou enterradas para as instalações do térreo.
Todas as tubulações de ventilação serão em PVC da série normal. As colunas devem ser prolongadas na sua extremidade superior ultrapassando o telhado em 30cm, já que a cobertura não é utilizável, e deve estar provida de terminal tipo tê ou chaminé, que impeça a entrada de águas pluviais.
Os tubos de queda também serão em PVC da série normal.A partir deles o esgoto será levado até os subcoletores, destes para as caixas de inspeção e da última destas para o coletor da rede pública ou para a fossa/sumidouro. Apenas a conexão entre tubo de queda e subcoletor é aconselhável se fazer com PVC da série reforçada, devido à força com que os dejetos chegam nesse ponto de desvio. Todos os tubos de queda
2
descem por shafts indicados nas pranchas, sendo nestas também mostrados os diâmetros a serem adotados.
As caixas de inspeção serão