Sophia de mello breyner
Introdução
Neste trabalho fomos incutidas a falar sobre Sophia de Mello Breyner Andresen e a analisar o seu poema “Poema” pertencente à obra “Geografia” publicado em 1967. Com este trabalho pretendemos descobrir e dar a descobrir um pouco mais da vida e da obra da autora que é amplamente conhecida no público geral, porém a sua vida contém diversos factos interessantes que não são do conhecimento geral de toda a gente.
Vida da autora
O nome Breyner deriva da mãe que era filha do conde de Mafra e neta de um dos homens mais ricos da altura.
O apelido Andresen advém do seu bisavô de origem dinamarquesa que emigrou para Portugal, mais precisamente para o Porto, local de nascimento desta escritora, que aqui se apresenta como uma grande poetisa. Nasceu em 6 de Novembro de 1919, casou-se com Francisco Sousa Tavares com quem teve cinco filhos, um deles bastante conhecido em termos nacionais: Miguel Sousa Tavares.
Uma das curiosidades interessantes acerca da sua vida com o marido é que ambos eram militantes de partidos opostos, Sophia foi uma grande ativista contra o Estado Novo e eleita deputada da Assembleia pelo Partido Socialista enquanto que o seu marido era apologista da ideologia do Partido Social Democrata (PSD) tendo sido também anteriormente apoiante do PS.
Viveu grande parte da sua vida no Porto, tendo uma casa de férias ao pé da praia em Granja, facto que a inspirou para diversas obras.
Foi a primeira mulher portuguesa a ganhar o prémio Camões em 1999.
Destacou-se sendo uma escritora com várias facetas literárias, tais como: poetisa, contista, tradutora e autora de grandes livros infantis como: A Fada Oriana, O Rapaz de Bronze, O Cavaleiro da Dinamarca, A Menina do Mar.
Morreu em Lisboa com 84 anos em 2004.
Obra
Como já referimos a escritora destacou-se em várias vertentes. Na sua obra a autora recorda os detalhes das casas e a sua importância ao fazer as suas descrições a escrever, e esta diz “Tenho