SOCIOLOGIA
Martins, Carlos Benedito – O que é sociologia / Carlos Benedito Martins – 38. ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. (Coleção primeiros passos)
Capitulo 1 – O surgimento
Podemos entender a sociologia como (...) a evolução do pensamento científico, que vinha se constituindo desde Copérnico, passa a cobrir, com a sociologia, uma nova área do conhecimento ainda não incorporada ao saber científico, ou seja, o mundo social. (...) O seu surgimento ocorre num contexto histórico específico [Revolução industrial e a francesa], que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação não é obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. (...) As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época [Século XVIII] colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. (...) A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que a precipitam e a tornam possível. (...) A revolução industrial significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor (...). Ela representou o triunfo da indústria capitalista, (...) que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob o seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. (p. 5)
Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista representava a desintegração, o solapamento de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social. (...)
Entre 1780 e 1860, a Inglaterra havia mudado