Sociologia
Harvey é autor de vários livros e ensaios que foram destaque no desenvolvimento da Geografia moderna como uma disciplina. Dentre suas principais publicações destacam-se Cidades Rebeldes, A Justiça Social e a Cidade e Condição Pós-Moderna. É um defensor da ideia do direito à cidade, bem como um membro da Comissão Interina para a Organização Internacional para emergir uma sociedade participativa.
Especificamente, abordaremos aqui as principais contribuições do autor em sua obra Condição Pós-Moderna, com o objetivo de refletir sobre a categoria “Pós-Modernidade” e seus reflexos no âmbito metodológico e epistemológico, uma vez que, esse termo incorporou-se ao vocabulário de muitas pessoas que lhe atribuem diferentes sentidos segundo afirma o próprio autor na introdução do referido livro. A obra é organizada em quatro partes. Na primeira parte tem-se uma introdução e cinco capítulos. Neles, Harvey leva o leitor a um caminho reflexivo sobre o conjunto de situações construídas a partir de uma análise sobre a ação da arquitetura e dos projetos urbanos como respostas às indagações sobre as percepções pós-modernas no espaço e tempo do homem contemporâneo, com resultados efetivos em suas ações cotidianas, movimentadas por uma nova dinâmica da ordem capitalista e liberal.
De acordo com Eva Santos (1996,p.184), David Harvey escreveu esta obra para investigar mais profundamente a natureza da Pós-modernidade. Para tanto fez uma pesquisa materialista-histórica das mudanças ocorridas na sociedade respondendo a indagações sobre a compreensão do pós-modernismo. Trilhou os