Sociologia
2. Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto comunista, apresentaram em linhas gerais o desenvolvimento da historia humana a partir do conceito de luta de classes.
A historia de todas as sociedades que existiram até hoje é a historia da luta de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestres e companheiros, numa palavra, opressores e oprimidos, sempre estiveram em constante oposição uns aos outros, envolvidos numa luta ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou sempre com uma transformação revolucionária de toda a sociedade, ou com um declinio comum das classes em luta. Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto comunista, 1848.
a) Marx e Engels viam no surgimento da propriededa privada um fato importante para explicar a diferenciação social. Por que, para esses autores, esse fato está na origem das classes sociais e da luta entre elas? Segundo Marx e Engels, Karl Marx defendia a substituição do "socialismo utópico", que não apontava os meios para se alcançar a sociedade ideal, por um "socialismo científico", que partia de uma análise da realidade social, para apontar os caminhos que levariam à construção de uma sociedade mais igualitária.
b) Que classes sociais identificadas por esses autores ao longo