sociologia e administratação

1402 palavras 6 páginas
FACULDADE FUNESO/UNESF Fundação de Ensino Superior de Olinda - PE
Curso – Bacharelado em Administração

Contribuições das teorias Sociológicas de Augusto Comter, Karl Marx, Max Weber para o estudo e aplicação da Administração.

Marcus Andre Gomes Quidute

Petrolândia-PE
2013

Contribuições das teorias Sociológicas de Augusto Comter, Karl Marx, Max Weber para o estudo e aplicação da Administração.

Orientador: Riberto

Petrolândia- PE
2013

INTRODUÇÃO

Para a realização deste trabalho foi de fundamental importância a pesquisa bibliográfica sobre o tema servindo para enriquecer os conhecimentos a serem empregados com clareza e coerência em forma de conteúdos do trabalho.
Este trabalho objetiva especialmente os seguintes pontos: Identificar a contribuição das teorias sociológicas de Augusto Comte, Max Weber e Karl Marx na administração. Explicar como se aplica as teorias sociológicas à administração.

DESENVOLVIMENTO

Autor mais conhecido por suas elaborações filosóficas na área da ciência, Augusto Comte - nascido Isidoro Augusto Maria Francisco Xavier Comte, em 1798 – pesquisou extensamente em Sociologia, inclusive no que atualmente denominamos Administração. De modo mais específico, se considerar que “administração” significa uma elaboração intelectual definindo os principais atributos do poder administrativo em uma sociedade, estabelecendo suas relações com os diversos grupos sociais, suas funções e formas de atuação e de legitimação, além de sua evolução ao longo do tempo – então, sem dúvida, Augusto Comte possui uma “teoria da administrativa”. Como outros autores clássicos da Ciência Política ou da Sociologia, desde sempre Augusto Comte preocupou-se com a aplicação prática de suas elaborações, como recentemente lembrou Angèle Kremer Marietti (2003). A conseqüência foi o caráter geral e “holístico” de suas

Relacionados

  • Revista Brasileira de História da Educação
    99645 palavras | 399 páginas
  • 332 BolIvia A Criacao De Um Novo PaIs
    89611 palavras | 359 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas