Sociologia social
Ciencias Sociais um conjunto de disciplinas que tem sua atenção voltada para o estudo do mundo social.O oposto das Ciencias Naturais que busca compreender o mundo natural como – físico, biológico – onde se usam métodos científicos para achar padrões nas relações de causa e efeito dos fenômenos naturais, cujas disciplinas são:a química,a física, a biologia e assim por diante.
As Ciencias Sociais tem o objeto de estudo as interações humanas, concentrando-se portanto no mundo social, e assim como as ciências naturais, buscam a objetividade através da utilização rigorosa do método cientifico. Assim como as ciências naturais a ciências sociais também são divididas em vários campos especializados como sociologia,pisicologia,economia, ciência política e varias outras disciplinas.
A Sociologia surgiu no século XIX como disciplina cientifica e foi a partir dela que foi sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciencia Social e é conhecida como a mãe de todas as Ciencias sociais. A Sociologia logo é uma repartição das Ciencias sociais, exclusivamente, é o estudo relativo dos grupos e sociedades criados pelos seres humanos, que por outro lado afetam a vida das pessoas.
Foi Augusto Comte foi quem consagrou a aplicação da palavra sociologia em 1839.
A Sociologia trata principalmente da influência que causa na sociedade, como nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como essas sociedades se mantêm estáveis e sofrem as mudanças.
O papel do positivismo
A sociedade moderna, em sua visão conservadora estava tomada pelo caos social, pela desorganização e pela anarquia, pois os iluministas eram considerados como aniquiladores de propriedades, da autoridade e da religião.
Na Sociedade francesa pós- revolucionária reinava um clima de desordem e anarquia, pois todas a relações sociais tinham se tornado instáveis e o problema a ser enfrentado era o de restabelecer a ordem.
O positivistas foram influenciados pelos idéias dos conservadores e