Socio
O aumento da concorrência internacional gerado pela Globalização obriga as empresas a cortarem custos diminuindo os preços. Como os países mais ricos possuem altos salários, as empresas procuram instalar suas fábricas em locais que possuam mão-de-obra barata. Com isso há uma transferência de empregos dos países mais ricos para os mais pobres. As grandes empresas multinacionais chegam e acabam com as empresas locais.
5) a. Explicação sobre o déficit publico:
O deficit público, ocorre quando o valor das despesas de um governo é maior que as suas receitas. Normalmente o valor do defict público é expresso em percentagem sobre o PIB do país, permitindo a comparação entre países e a avaliação do excesso de despesa de cada país em relação ao valor da produção. equação do deficit publico:
Deficit público = variação da dívida do governo + variação do valor dos ativos + variação da moeda.
A variação da dívida do governo é equivalente ao gasto do governo menos a arrecadação (via tributação). A variação dos ativos expressa as compras e vendas de ativos pelo governo e a variação da moeda refer-se à variação de M1.
Se:
O deficit público for menor que 0: política fiscal é contracionista.
O déficit publico for maior que 0: a política fiscal é expansionista.
A origiem do déficit publico do Brasil:
A Dívida Externa adquiriu proporções astronômicas durante o regime militar, no entanto sua origem remonta à Independência do país, no século XIX.
O primeiro empréstimo externo do Brasil foi obtido em 1824, no valor de 3 milhões de libras esterlinas e ficou conhecido como "empréstimo português", destinado a cobrir dívidas do período colonial e que na prática significava um pagamento à Portugal pelo reconhecimento de nossa independência. A independência não alterou as estruturas sócio econômicas e restringiu-se a um movimento político muito limitado, mantendo o regime monárquico e o herdeiro português no trono, aliado aos latifundiários conservadores sob o comando