sistemas
O Sistema Digestório é um conjunto de órgãos e estruturas que formam um tubo de entrada e saída do corpo humano cuja função é transformar alimentos (macromoléculas) em micromoléculas, com potencial para gerar energia e reconstruir biomoléculas, absorvíveis pelas células do organismo.
Esse processo é contínuo e a produção de energia é essencial ao organismo humano, uma vez que mesmo em repouso o corpo gasta energia para manter a sobrevivência e o funcionamento celular.
Os alimentos ingeridos passam por dois tipos de digestão: a digestão mecânica que ocorre por movimentação mecânica como mastigação, deglutição e peristaltismo; e digestão química que ocorre por ação enzimática. O organismo é capaz de quebrar diversos tipos de componentes biomoleculares, sendo os principais:
MACROMOLÉCULAS
MICROMOLÉCULAS
ALIMENTOS
Proteínas
Aminoácidos
Carne, ovos e leite
Lipídios
Ácidos Graxos e Glicerol
Gorduras e Óleos
Carboidratos
Monossacarídeos
Massas, farinhas e tubérculos
Ácidos Nucléicos
Nucleotídeos
In natura
O alimento segue uma trajetória única para ser digerido, passando por todo o tubo alimentar e recebendo ação de diversos órgãos anexos. Para essa movimentação dá-se o nome de trânsito alimentar e ocorre da seguinte forma:
Cavidade Bucal Ingestão do alimento, mastigação sob a ação dos dentes para romper o alimento em partículas menores. Liberação de saliva contendo a enzima ptialina (amidoglicose).
Faringe Encaminha o bolo alimentar empurrado pela língua através da deglutição.
Epiglote Direciona o alimento ao tubo digestório.
Esôfago Tubo muscular que empurra o alimento através de movimentos peristálticos em direção ao estômago.
Estômago Bolsa distensível que acumula alimento ingerido, libera HCl (Ácido clorídrico) e pepsina (proteínasaminoácidos). O bolo alimentar passa a ser chamado de quimo e pode permanecer de 1 a 5 horas acumulado.
Intestino Delgado Tubo enovelado de parede com vilosidades para aumentar a