Sistemas Operacionais
Tipo de atividade:
Prova ( ) Trabalho ( ) Semipresencial ( X )
Avaliação: G1 ( X ) G2 ( )
Substituição de Grau: G1 ( ) G2 ( )
Curso: Sistemas de Informação
Disciplina: Sistemas Operacionais
Turma:
Professor:
Acadêmico(a):
Data: 28/03/2015 Data para Entrega: 04/04/2015
Atividade Semipresencial
1. O que são deadlocks? Dê um exemplo.
Um conjunto de processos do Sistema Operacional está em situação de Deadlock se todo processo pertencente ao conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo desse mesmo conjunto poderá fazer acontecer.
2. O que é a condição de disputa (race conditions), explique. São aquelas cujo resultado depende da ordem de execução (em que ordem os processos são executados) e esta ordem é imprevisível. Em um sistema de banco de dados, por exemplo, um programa pode ter de bloquear o acesso a diversos registros que estiver usando, a fim de evitar condições de disputa.
3. O que são recursos? Explique com exemplos.
Um recurso pode ser um dispositivo de hardware (por exemplo, uma unidade de fita) ou uma informação (por exemplo, um registro de uma base de dados).
4. Quais são os dois tipos de recursos? Qual a sequência de eventos necessária ao uso de um determinado recurso? Preemptíveis e não preemptíveis. 1.Requisitar o recurso2.Usar o recurso. 3.Liberar o recurso.
5. Quais são as condições para ocorrência de deadlocks, explique cada uma delas.
1. Condição de exclusão mútua. Em um determinado instante, cada recurso está em uma de duas situações: ou associado a um único processo ou disponível.
2. Condição de posso e espera. Processos que, em um determinado instante, retêm recursos concedidos anteriormente podem requisitar novos recursos.
3. Condição de não preempção. Recursos concedidos previamente a um processo não podem ser forçosamente tomados desse processo -