sistemas distribuidos
Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar http://www.ricardobarcelar.com.br - Aula 2 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
1. INTRODUÇÃO
Nos primeiros momentos os computadores eram máquinas grandes e caras. Ao longo do tempo dois avanços tecnológicos mudaram os sistemas informatizados:
- O desenvolvimento do Microprocessador, que levaria ao desenvolvimento dos
Computadores Pessoais (PC).
- O desenvolvimento das Redes de Computadores, que permitiriam que centenas de máquinas fossem conectadas possibilitando a transferência de dados entre usuários.
Essas são as bases para o surgimento e crescimento dos sistemas distribuídos atualmente. 2. SISTEMAS CENTRALIZADOS
Os primeiros sistemas funcionavam com uma organização de sistemas centralizados, onde um único computador detinha o controle do hardware e software disponível. Na década de 60, com o desenvolvimento da multiprogramação, sistemas de tempo compartilhado permitiram vários usuários acessarem os recursos de uma máquina central através dos chamados “terminais burros”. A configuração dos sistemas centralizados de tempo compartilhado define a quantidade de usuários e trabalhos que podem ser realizados de maneira eficiente.
Um maior número de usuários reduz a fatia de tempo (time-slice) disponível para cada um, aumenta o número de interrupções e consumo dos recursos do sistema para tarefas de gerenciamento. Além disso, o barramento pode causar um gargalo no sistema pela limitação de dados que podem circular nas conexões.
Com o desenvolvimento dos microprocessadores, alguns sistemas centralizados, tipicamente associados a mainframes, passam a contar com múltiplos processadores com o objetivo de aumentar a quantidade de trabalhos produzida por unidade de tempo (throughput), porém mantendo suas características de segurança.
3. SISTEMAS PARALELOS (Múltiplos processadores)
A partir da década de 70, o desenvolvimento dos microprocessadores permitiu obter computadores de menor