sistema reprodutor
“Todos os seres humanos são semelhantes, mas uma diferença os separam em homens e mulheres. É essa diferença que permite a reprodução, e é através dela que ocorre a perpetuação da espécie.”
A reprodução humana ocorre de modo semelhante à maioria dos animais: o novo ser é resultado da união de duas células sexuais ou gametas geneticamente diferentes. Os gametas animais são o óvulo da fêmea e o espermatozoide do macho. Os sistemas reprodutores de cada sexo são responsáveis pela união (fusão) dos gametas, conhecida como fertilização, e o sistema reprodutor feminino tem a importância de permitir o desenvolvimento embrionário e, após o parto, continuar a nutrir o bebê (amamentação). Os sistemas reprodutores, intimamente relacionados à psique, também são importante elemento para a satisfação sexual do indivíduo. Cada um dos sexos tem glândulas sexuais ou gônadas que têm a função de produzir gametas, assim como secretar hormônios. As gônadas masculinas são os testículos, e as femininas, os ovários. Além das gônadas, há estruturas que participam do ato sexual, da gravidez e da amamentação, são os órgãos reprodutores acessórios. O órgão copulador masculino ou pênis deposita os espermatozoides no trato genital feminino. Na fêmea, a vagina é o órgão que recebe os gametas masculinos, e o útero é o órgão onde ocorre a nutrição e o desenvolvimento do embrião. Dentro do útero, o embrião fica abrigado até o nascimento. O sistema reprodutor feminino é o conjunto de órgãos encarregados da reprodução da mulher. Compõe-se de órgãos genitais externos compostos pelos pequenos e grandes lábios vaginais e pelo clitóris, que em conjunto formam a vulva. E os internos são compostos pelos ovários, tubas uterinas (trompas de falópio), útero e vagina.
Genitália feminina externa Denominada vulva, compõem-se pelos grandes lábios, que envolvem duas pregas menores e mais delicadas, os pequenos lábios, que protegem a abertura vaginal. Um pouco a