Sistema reprodutor masculino e feminino
TRABALHO DE BIOLOGIA
Espermatozóide e Óvulo
Suas principais diferenças e papel na função reprodutiva
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS
São Paulo – 08/05/2013
Trabalho referente à disciplina de Biologia do Colégio Machado de Assis ministrada pelo professor João.
São Paulo, 08 de maio de 2013.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como intuito esclarecer de maneira mais profunda as funções reprodutivas dos gametas masculinos, mais conhecidos como espermatozoide, e o feminino, conhecido como óvulo; devo também abordar as diferenças entre eles de forma que fique claro o papel de cada um na reprodução humana.
A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução na mulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.
2. Aparelho Reprodutor Feminino e Masculino
Aparelho Reprodutor Feminino - O aparelho reprodutor feminino é constituído de ovários, trompas de Falópio, útero, cérvix uterino e vagina. Os ovários, as tubas uterinas e o útero da fêmea sexualmente madura sofrem grandes alterações estruturais e funcionais associadas ao ciclo menstrual e à gestação.
professorinterativo.com.br
Estas alterações cíclicas são reguladas por mecanismos hormonais e neurais. O início da fase reprodutiva, marcada pelo início dos ciclos menstruais, é conhecido como menarca, ocorrendo entre 9 e 14 anos de idade. A menarca marca o fim da puberdade e inicio da vida reprodutiva, que dura cerca de 40 anos. Durante esta fase de vida os ciclos menstruais duram de 28 a 30 dias. Entre os 45 e 55 anos, os ciclos menstruais tornam-se mais irregulares