Sistema reprodutor masculino e feminino
Sistema Reprodutor Humano
Masculino e Feminino
Introdução
É muito importante conhecermos a respeito do sistema de reprodução humana, afinal essa pesquisa vai ajudar a explorar o funcionamento deste órgão. De fato, estamos constantemente em contato com ele, mas muitas vezes desconhecemos fatores importantes e extremamente necessários de como todo órgão funcionam, nomes científicos e seus fundamentos.
O trabalho a ser apresentado tem como objetivo mostrar o Sistema Reprodutor Humano masculino e feminino nos respectivos temas:
* Constituição; * Funcionamento; * Curiosidades, Mitos e Verdades.
Aparelho Reprodutor Feminino
O aparelho reprodutor feminino ou sistema reprodutor feminino é o sistema de órgãos da mulher envolvidos na reprodução. É constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vagina e uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.
Ovários: São dois, um de cada lado do útero, os ovários são as gônadas femininas. Produzem estrógeno, progesterona. Têm forma oval e também produzem os ovócitos.
Tubas Uterinas: São dois ductos que unem o ovário ao útero. Seu epitélio de revestimento é formados por células ciliadas. Os batimentos dos cílios microscópicos e os movimentos peristálticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino até o útero.
Útero: A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, e desenvolve vasos sanguíneos exclusivamente para esta função.
O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê. Devido a barreiras anatômicas como a pelve, o útero é empurrado parcialmente para dentro do abdômen devido a sua expansão durante a gravidez.
Vagina: É um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elásticas, que liga o colo do útero aos genitais externos. Contém de cada lado de sua abertura, porém internamente, duas glândulas denominadas glândulas de