Sistema Nervoso
Músculos da expressão facial:
Situam-se logo abaixo da pele e constituem, no todo, uma camada quase que única. A individualização dos músculos no preparo de uma peça anatômica é de difícil trabalho. Os feixes de fibras de um músculo são muitas vezes unidos aos de outro e nos locais de inserção é comum estarem entrelaçados. Quando são bem desenvolvidos o entrelaçamento é maior.
Compõem o grupo de músculos mais delicados e fracos do corpo. Nem mesmo fáscia possuem. Por se inserirem na cútis (e também na mucosa) são chamadas de cuticulares. A concentração deles movimenta a área da cútis à qual estão fixados, produzindo depressões em forma de linha (de fossa também) perpendiculares à direção das fibras dos músculos, que com o tempo se transformam em pregas e manutenção da exata tensão muscular para não alterar, com o tratamento do paciente, a morfologia e a expressão da sua face. O nervo motor desses músculos é o facial.
Suas funções são indicadas geralmente pelos seus próprios nomes, que revelam o movimento que fazem. Os músculos da expressão facial que mais interessam a Odontologia são os peribucais, aqueles que circunscrevem a rima da boca e por conseguinte, serão alvo de mais alongadas considerações. Só um deles é constritor dos lábios (músculos levantador do lábio superior, levantador do lábio superior e da asa do nariz, zigomático menor, levantador do ângulo da boca, zigomático maior, risório, bucinador, depressor do ângulo da boca, depressor do lábio infelior, mentoniano e platisma).
Músculo orbicular da boca: é o esfíncter da boca e está contido nos lábios, formando a maior parte da sua substancia. Estende-se desde o nariz até o sulco labiomentoniano. Apesar de não possuir inserção óssea, há quem descreva pequenos feixes esqueléticos superior e inferior que se fixam nas fóveas incisivas da maxila e da mandíbula e até os individualizam como músculo incisivos.
Músculo levantador do lábio superior: origina-se na margem