SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Diogo alves da silva
o trabalho do assistente social no ambito da saúde
Santaluz – BA
2015
Diogo alves da silva
O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NO AMBITO DA SAÚDE
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estatistica e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC, Comunicação na Pratica do Assistente Social.
Prof. Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Zambon
Santaluz –BA
2015
Introdução.
A inserção do assistente social apresenta diversas discussões no agravamento da questão social nas últimas décadas e suas manifestações na área da saúde bem como o lócus privilegiado de ação do assistente social na área de saúde procurando evidenciar como se efetiva o “fazer profissional” e a responsabilidade do assistente social para garantir e ampliar direitos nessa estrutura.
Os determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais que interferem no processo saúde-doença demonstram que as condições de saúde do povo brasileiro, são precárias e criam grandes demandas de atenção à saúde. Assim, todas as seqüelas oriundas das más condições de vida decorrentes da falta ou da precariedade de trabalho, renda, moradia, alimentação, educação, informação, água, saneamento básico, entre outros, criam grandes contingentes de pessoas miseráveis, famintas, empobrecidas, desinformadas e doentes, que buscam os serviços de saúde trazendo consigo todas as necessidades advindas de um sistema que explora, espolia e abandona cotidianamente seus trabalhadores. Essas e outras questões geram demandas que, muitas vezes, extrapolam as ações presumíveis no setor saúde. Isto significa dizer, que uma população cada vez mais pauperizada acorre aos serviços públicos de saúde juntamente com camadas médias da população, impossibilitadas de ter acesso à medicina privada em função da defasagem sofrida em seus rendimentos nos