SINTESE DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE
CURSO DE PEDAGOGIA
1º Período
SINTESE DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE
CURITIBA
2013
YOHANNA CRISTINA DO NASCIMENTO
SINTESE DO LIVRO PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – PAULO FREIRE
Trabalho requerido pela disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, do primeiro período do curso de Licenciatura de Pedagogia, realizado pela Faculdade Opet.
Orientado pelo professor: João Mendes.
CURITIBA
2013
O livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire nos faz pensar sobre uma educação livre, onde não existam opressores e oprimidos. A violência dos opressores os torna cruéis, até desumanos, seu intuito é fazer o oprimido acreditar que ele não é capaz, que não sabe nada, que não consegue obter uma opinião e nem fazer escolhas sozinho, eles dificilmente lutam, não batem de frente, aceitam tudo o que lhe é imposto e com isso acabam acreditando na sua “incapacidade”. Mas isso pode mudar a qualquer momento, a partir de que o oprimido queira lutar contra quem os diminuiu, mas essa luta não pode fazer o oprimido se tornar o opressor, mas sim se libertar, lembrando que o próprio individuo deve expulsar o opressor de dentro de si.
Fica claro que devemos mudar essa realidade, devemos nos libertar e buscar resolver nossos problemas e não simplesmente abaixar a cabeça para que eles os opressores dominem a situação.
Nos faz pensar também sobre questões cotidianas, pois muitas vezes nos tornamos submissos ao que foi imposto pela sociedade, e não devemos, pois podemos sim expressar nossas opiniões, o que enfatiza a importância do dialogo.
O autor, afirma que um dos maiores problemas do sistema tradicional é a transferência de “conhecimento” do professor para o aluno, pois muitas vezes o aluno não adquire. E a relação do professor/aluno é baseado que um indivíduo sabe tudo e o outro não sabe nada, estimulando assim os opressores.