Sindrome Do Desconforto Respiratorio Agudo Relatorio
INTRODUÇÃO
A síndrome do desconforto respiratório agudo é uma condição de insuficiência respiratória aguda decorrente da lesão, de natureza inflamatória, da barreira constituída pelo epitélio alveolar e pelo endotélio, que determina, entre outras coisas, a formação de um edema alveolar rico em proteínas. Na SDRA pulmonar, a lesão primária ocorre no epitélio, com inflamação alveolar subseqüente, por exemplo, no caso de pneumonia, a aspiração do conteúdo gástrico e trauma torácico. Na SDRA extrapulmonar o ferimento começa no endotélio desencadeado por mediadores inflamatórios da corrente sanguínea.
A SDRA é caracterizada por inflamação difusa da membrana alvéolo-capilar, em resposta a vários fatores de risco pulmonares ou extrapulmonares. Esses fatores de risco causam lesão pulmonar através de mecanismos diretos. Ocorre lesão à membrana alvéolo-capilar, independente da causa desencadeante da lesão pulmonar, com extravasamento de fluido rico em proteínas para o espaço alveolar. A lesão epitelial alveolar envolve a membrana basal e os pneumócitos tipo I e tipo II, levando à redução da quantidade e à alteração da funcionalidade do surfactante, com o conseqüente aumento da tensão superficial alveolar, ocorrência de atelectasias e redução da complacência pulmonar. Lesão ao endotélio capilar é associada com numerosos eventos inflamatórios, como recrutamento, seqüestro e ativação de neutrófilos; formação de radicais de oxigênio; ativação do sistema de coagulação, levando à trombose microvascular; e recrutamento de células mesenquimais, com a produção de procolágeno.
DESENVOLVIMENTO
A Síndrome de desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é uma síndrome clinica comum, grave, caracterizada por lesão pulmonar aguda, que afeta tanto pacientes clínicos quanto cirúrgicos, adultos ou crianças. O temo SDRA refere-se ao estágio mais grave do espectro da lesão pulmonar aguda, que foi