Significados do trabalho e trabalho na contemporaneidade
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Psicologia do Trabalho
Prof(a).: Maria de Fátima Fernandes Martins Catão
Período: 2014.1
Exercício: Pesquisa teórico-conceitual
Disciplina: Psicologia do Trabalho Período:2014.1
Nome: Paulo Fernando Dutra de Oliveira Matrícula: 11405275
Conceito pesquisado: Significados do trabalho e trabalho na contemporaneidade
Citação 1: “O ato de produção e reprodução da vida humana realiza-se pelo trabalho.” (ANTUNES, Ricardo, 1953, p.121)
Comentários do pesquisador: O homem, em busca da transmissão de suas tradições e valores, pratica o trabalho como meio de cooperação social, e, na atribuição de sua racionalidade, usa ferramentas que propiciam a materialização de uma concepção previamente idealizada em sua mente, moldando, na matéria, seu objeto desejado, obtendo aí a produção do bem material, considerado resultado de seus esforços.
Citação 2: “O trabalho mostra-se como momento fundante de realização do ser social, condição para sua existência.” (ANTUNES, Ricardo, 1953, p.123)
Comentários do pesquisador: O homem só pode definir-se como existente a partir de alguma forma de produção, aqui representada pelo trabalho. O que nos diferencia dos seres não sociais, não pode ser nada, além do trabalho. É por meio dele que projetamos a nossa humanização. Apenas o trabalho, pode carregar valores que nos geram e passam a serem gerados por nós á medida que adicionamos força produtiva ao seu significado. Da mesma forma que ele só existe enquanto posto em prática por seres sociais como nós, a existência do ser social automaticamente gera o trabalho.
Citação 3: “A força do trabalho torna-se, como tudo, uma mercadoria, cuja finalidade vem a ser a produção de mercadorias.” (ANTUNES, Ricardo, 1953, p.124)
Comentários do pesquisador: Sob a lógica capitalista, que adota a dualidade possuidor-despossuído, o trabalho desvaloriza-se ao ponto de tornar-se meramente aparelho provedor da subsistência