Serviço social
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
SERVIÇO SOCIAL
A Resenha do Texto Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: Teoria e Prática.
BAREMBLITT, Gregório F.
Lígia Cristina Carvalho de França Thaís Helena Pirez dos Santos
São Paulo 2012
SOCIEDADES E INSTITUIÇÕES
O texto trata sobre o Institucionalismo, na sua concepção própria ele entende a sociedade como forma organizada de associação Humana e a História como devir da sociedade no tempo, onde a sociedade nada mais é do que uma rede, um tecido de instituições.
Essas Instituições são Lógicas e adotam um grau de formalização, podem ser normas, leis, pautas, que regulam comportamentos e normalmente estão escritos, segundo alguns autores são objetificações de valores; mas a sociedade necessita de tais formalizações para regular a sociedade. Ao longo do texto o autor nos mostra exemplos de Instituições como a Instituição da Gramática, de Parentesco, divisão do trabalho, educação, religião, justiça e etc. E como cada uma delas é composta de lógicas, que sempre estão por regular a sociedade, por isso o autor afirma novamente que a sociedade é um tecido de instituições que se interpenetram e se articulam entre si para regular a produção e a reprodução da vida humana sobre a terra e as relações dos homens.
As Instituições são entidades abstratas, por mais que estejam registradas em escritos ou tradições. Mas para cumprir sua função de regulação da vida humana elas precisam se materializar em dispositivos concretos que são as organizações que compreendem um grande complexo organizacional como um Ministério: Educação, Trabalho, Justiça etc., ou até um pequeno estabelecimento. Sendo assim organizações são grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que põem em efetividade, oque as instituições enunciam, sem elas a as instituições não teriam realidade social e